Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações

ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS PROPRIETÁRIAS
DE INFRAESTRUTURA E DE SISTEMAS PRIVADOS
DE TELECOMUNICAÇÕES

Quem Somos

A APTEL - Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações - foi criada em 7 abril de 1999, no Rio de Janeiro, com o objetivo de representar e apoiar seus membros (empresas dos setores de energia elétrica, petróleo, gás, ferrovias, rodovias, saneamento e outros) que possuem, gerenciam ou provêem sistemas de telecomunicações críticos para seu "core business".

A APTEL tem o propósito de gerar um ambiente de novos negócios (desde a construção de redes próprias até a associação com operadoras para atuar como prestadoras de serviços) e de tratar dos assuntos de telecomunicações de interesse de seus membros, com atividades que incluem: o estudo de tecnologias, a relação com as agências reguladoras e os poderes constituídos desses setores e a coordenação das freqüências utilizadas por essas empresas.

A APTEL também se propõe a enviar sugestões para as agências reguladoras ANEEL, ANATEL, ANP sobre o regulamento de direito de passagem de Infra-estrutura dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.

Os desafios propostos pelas novas demandas energéticas e pelas restrições ambientais cada vez maiores impõem uma nova abordagem para os processos empresarias dos agentes atuantes no setor energético que, cedo ou tarde, se refletirá no desenho e na operação dos sistemas de comunicação e informação destas empresas.

A abertura de canais de relacionamento com entidades congêneres internacionais amplia nossa capacidade de articulação com as nações que conduzem a evolução tecnológica, empresarial e regulatória destes sistemas.

A liderança do processo de prospecção, discussão, experimentação, proposição e disseminação de inovações, modelos de negócio e da renovação das estruturas de regulação associadas às tecnologias de comunicação e informação utilizadas por nossos associados faz parte da nossa visão estratégica do futuro.