Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações

ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS PROPRIETÁRIAS
DE INFRAESTRUTURA E DE SISTEMAS PRIVADOS
DE TELECOMUNICAÇÕES

  • SNT 2018
☰ MENU

 PALESTRANTES

Dia 01 de Outubro

Painel: Sistemas Troncalizados e Long Term Evolution - LTE
Palestrante João Felipe Cardoso de Aguiar

Eng. Eduardo Lustosa Rege

Formação: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás - UFG; Especialização em regulação de serviços públicos de telecomunicações – Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL; Especialização em Telecomunicações - Universidade Federal de Goiás – UFG. Especialista em Regulação na Agência Nacional de Telecomunicações e atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Fiscalização na Gerência Regional nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Função atual: Na Anatel, coordena a fiscalização de estações de telecomunicações e o uso do espectro de radiofrequências. Participa de Grupo de Trabalho que revisa os procedimentos de fiscalização da Anatel.
 

Ricardo Bovo

Formação: Especialista em Sistemas de Comunicação Crítica para Segurança Pública, Defesa Infraestrutura Crítica e Petróleo. Possui mais de 25 anos de experiência em implantação de redes de radiocomunicação tanto analógicas, quanto digitais em todos os padrões conhecidos, DMR, Tetra, Tetrapol e P25, tanto em modo trunking quanto convencional.
Função atual: na Huawei é o  especialista em aplicações dos sistemas LTE Privados para Missão Crítica, para América Latina.  
Ricardo Bovo
 
Eng. Vinicius Gusmão

Eng. Vinicius Gusmão

Formação: Engenheiro de Telecomunicações formado pela UFF em 2003, iniciou sua carreira profissional na Diretoria de Engenharia da Embratel, sendo responsável por projetos de acesso óptico a grandes clientes. Em 2006, ingressou na PETROBRAS através da área operacional de telecomunicações.
Função atual: Desde de 2010, passou a liderar projetos de infraestrutura de telecomunicações para plataformas, bem como atuando como responsável técnico de  telecomunicações em diversos projetos de novas Unidades offshore.
 

André Fadel

Formação: Formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando em telecomunicações por 13 anos com foco em redes celulares e comunicação para missão crítica. Atualmente responsável pelo desenvolvimento do portfólio de 4G-LTE e Soluções de Software para Missão Crítica.
Função atual: Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios na Motorola Solutions.  
André Fadel
 
Eng. Rodrigo de Souza Farias

Eng. Rodrigo de Souza Farias

Formação: Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho - UGF, com Especialização em Engenharia Submarina (Petrobras) e Pós-Graduação em Engenharia de Dutos (PUC/Rio). Certificado como Profissional em Gerencimento de Projetos pelo Project Management Institute - PMI; possui 16 anos de experiência na área de projetos para o setor de óleo e gás, atuando há pelo menos 10 anos em projetos na região do Pré-Sal.  Em 2016 assumiu a gerência setorial de implantação do Projeto Malha Óptica, da Petrobras.
Áreas de interesse: Projetos de infraestrutura para a área de Exploração e Produção.
Função atual:  Gerente do Projeto Malha Óptica
 

Eng. Hudson Costa

Formação: Engenheiro Eletricista, Modalidade Eletrônica, pela Universidade Santa Úrsula – USU (1986), pós-graduado em Sistema de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1999) e Master Business Administrator – MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2010).
Áreas de Interesse:  Sistemas de Radiocomunicação nas faixas de UHF e SHF, Otimização e Gestão da Implantação de redes de radiocomunicações.
Função atual:  Responsável por Projetos de Soluções de Infraestrutura de Telecomunicações na PETROBRAS. 
Eng.  Hudson Costa
 
Painel: Drones
Eng. Roberto José Silveira Honorator

Eng. Roberto José Silveira Honorato

Formação: Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília. Atuou por 10 anos na indústria aeronáutica, com de manutenção de aviônicos e modificações de aeronaves. É servidor de carreira do primeiro concurso de ANAC (2008), como Especialista em Regulação da Aviação Civil. Atuou entre 2011 e 2015 como Gerente Técnico de Processo Normativo 
Função atual: Desde 2015 é responsável pela Superintendência de Aeronavegabilidade  na ANAC.
 

Eng. Ângelo Canavitsas

Formação: Bacharel em Ciências e Letras, pelo Colégio Pedro II - CPII (1979), Engenheiro Eletricista, Modalidade Eletrônica, pela Escola de Engenharia da Universidade Gama Filho - UGF (1985), Analista de Sistemas, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática - IBPI (1988), Mestre em Ciências de Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2000), Master Business Administrator - MBA em Gerência de Telecomunicações pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2001) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2014).
Interesses: Predição de propagação ionosférica e troposférica; Otimização de redes de radiocomunicações em HF; Gestão do espectro radioelétrico; Análise e solução de interferências eletromagnéticas; Licenciamento de Estações de telecomunicações na ANATEL, Aeronáutica e Marinha.
Função atual: Gerente Setorial de Regulamentação e Legalização de Infraestrutura na PETROBRAS.  
Eng. Ângelo Canavitsas
 
Major Leonardo André Haberfeld Maia

Major Leonardo André Haberfeld Maia

Formação: Formado pela Academia da Força Aérea - AFA, realizou Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica - EAOAR. Possui MBA em Gestão Pública e Emprego da Força Aérea pela Universidade da Força Aérea. Com diversos Cursos Técnicos de Especialização e mais de 1.800 horas de voo. Chefiou a Seção de Aeronaves Administrativas da BAB e   a Seção de Inteligência do 1º GCC.
Função Atual:  Adjunto da Seção de Coordenação e Controle de Comunicações, Navegação, Sistemas e Inspeção em Voo do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA; e Membro da Delegação Brasileira no Painel para Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) da OACI.
 

João Luiz Bullos Santos

Formação: Técnico em Eletrônica e Telecomunicações com capacitação em automação analítica e industrial e em desenvolvimento de aplicações computacionais; 32 anos na PETROBRAS. Desde 2008 envolvido com o tema RPAS na companhia, participou do projeto e desenvolvimento do primeiro Drone PETROBRAS e dos primeiros estudos de aplicabilidade do uso de RPAS Classe 3 em avaliação e monitoramento ambiental e, atualmente, comprometido com o desenvolvimento de inspeções internas de tanques de estocagem e com o suporte técnico às áreas de negócios da PETROBRAS.
Área de interesse:  Eletrônica, Robótica, Automação, Música, Sonorização
Função atual: Tecnico de Manutenção Senior  
João Luiz Bullos Santos
 
Painel: Alterações Regulatórias Normam
Marinha e ICA 63-10 – Aeronáutica
Sargento Anderson Silva Xavier

Sargento Anderson Silva Xavier

Formação: Controlador de Tráfego Aéreo com mais de 20 anos de experiência. Possui cursos de especialização em Busca e Salvamento; Segurança da Aviação civil Contra Atos de Interferência Ilícita e Gerenciamento de Recursos de Equipe. 2º Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II. Membro Fundador do setor de EPTA Marítimas do CINDACTA II.
Função atual: Adjunto de EPTA Marítimas da Subdivisão de Telecomunicações Aeronáuticas do CINDACTA II.
 

Capitão de Mar e Guerra Francis Pereira

Formação: Bacharel em Ciências do Mar pela Escola Naval (EN) – 1985. Mestre em Ciências Navais - Escola de Guerra Naval (EGN) – 2002. Com Curso Superior de Defesa - Escola Superior de Guerra (ESG) – 2014. Foi Chefe do Departamento de Manutenção e Imediato Interino no 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral - 1989/2000. Chefiou a Seção de Operações do Comando do 6º Distrito Naval - 2000/2006. Comandou o 4º Distrito Naval (Belém-PA) – 2011/2013. Em 2014, foi Assessor Especial para Planejamento da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).
Função atual:  Chefe da Divisão de Helideques da Diretoria de Portos e Costas (DPC).  
Capitão de Mar e Guerra Francis Pereira
 
Eng. Vinicius Gusmão

Capitão de Mar e Guerra Mario Rubens G. Simões

Formação: Formado na Escola Naval, completou 33 anos de serviço ativo. Seu último cargo na ativa foi o de Vice-Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, até junho de 2017. Pós-graduado em telecomunicações e tendo concluído, em 2014, o Doutorado em Ciências Navais, do Curso de Política e Estratégia Marítimas da Escola de Guerra Naval e o Pós-MBA em Gestão Internacional da COPPEAD-UFRJ. Também possui o MBA em Gestão Estratégica da COPPEAD-UFRJ, concluído em 2004
Função atual:  Chefe do Departamento de Operação do Sistema de Comunicações da Marinha
 

Eng. André Costa

Formação: Engenheiro Eletricista, Modalidade Eletrônica, pela Universidade São Francisco - USF (2000), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2004), pós-graduação em Redes de Computadores pela ESAB (2011). Possui 24 anos de experiência no setor de telecomunicações, com experiência anteriores na Embratel e NEC em setores de operações, implantação de redes de dados, voz e telefonia celular e atuação como consultor técnico na área comercial. 
Função atual: Atuando na Petrobras na área de projetos de infraestrutura de TIC e líder técnico do grupo técnico especializado de monitoramento de imagens, tendo atuado em diversos projetos de digitalização de sistemas de CFTV, implantação do SISP - Sistema Integrado de Segurança da Petrobras e projetos para unidades offshore da Petrobras com objetivo de prover monitoramento remoto de imagens em salas de controle onshore.
Eng. André Costa

 

Dia 02 de Outubro

Painel: Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Major Thyago Reis Pires Sampaio

Major Thyago Reis Pires Sampaio

Formação: Formado pela Academia da Força Aérea em 1999. Possuiu cursos na área de Segurança de Voo pela CENIPA – 2002; de Piloto da Aviação de Transporte pela Base Aérea de Fortaleza - 2003; de Tráfego Aéreo Internacional pela Base Aérea de Belém em 2005; de Investigação de Acidentes Aeronáuticos pela CENIPA em 2012.  Curso de PHENOM 100 e 300 para investigadores pela EMBRAER em 2013; Curso de UH-50 para investigação – 1º/11º GAV pela Base Aérea de Natal em 2015. Com aproximadamente 1400 horas de Voo.
Função atual:  Chefe da seção de prevenção do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
 

Eng. Edmir Bitencourt de Souza

Formação: Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, Especialista em Engenharia de Segurança pela UFF e Especialista em Engenharia da Gerência de Manutenção pela UTFPR.  Dos seus 32 anos de carreira na Petrobras, há 26 anos ocupa funções gerenciais vinculadas às áreas industriais da companhia - Gerente de Segurança Industrial, Meio Ambiente e Saúde da REPAR; Gerente de Produção da REVAP; Gerente de Otimização e Tecnologia de Fertilizantes e Gerente Geral de Fertilizantes, dentre outras -  exercendo função de Diretor industrial de 2013 a 2016 da Araucária Nitrogenados S.A., subsidiária integral da PETROBRAS.
Função atual: Desde 2016 até a data atual, ocupa a função de Gerente Geral de Segurança e Contingência do SMS Corporativo no Rio de Janeiro, área responsável na companhia pela implementação do Programa Compromisso com a Vida, plano de ação vinculado a métrica estratégica de redução de acidentes na Petrobras..  
Eng. Edmir Bitencourt de Souza
 
Capitão de Mar e Guerra Francisco Joailton de Lima

Capitão de Mar e Guerra Francisco Joailton de Lima

Formação:  Engenheiro elétrico com ênfase em eletrônica graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN em 1993; Bacharel em Física graduado pela Universidade de São Paulo USP em 2017. Possui Mestrado em Engenharia elétrica pela  Universidade de São Paulo USP em 2005 e Doutorando em Física Nuclear pela  Universidade de São Paulo USP.
Função atual: Coordenador de Desenvolvimento e Nacionalização de Itens Nucleares – Marinha do Brasil.
 

Paulo Eduardo Imperatriz de Melo

Formação: Ele é Graduado em Ciência da Computação pela PUC Minas (2000) e especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2009).
Áreas de interesse: Desenvolvimento frontend web e mobile.  Ingressou na Petrobras em 2004 
Função atual: Atua como Desenvolvedor Frontend Angular na Petrobras.  
Paulo Eduardo Imperatriz de Melo
 
Dr.ª Samira Marques de Carvalho

Dr.ª Samira Marques de Carvalho

Formação: Graduada em Física Médica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil - 2007 – 2011. Com Mestrado em Radioproteção e Dosimetria pelo
Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, Brasil 2012 - 2014. Doutora em Radioproteção e Dosimetria pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD, Brasil. 
2014 – 2018.
Função atual: Tecnologista Pleno na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), lotada na Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industriais (CGMI). Atua no licenciamento e fiscalização de instalação de produção de radioisótopos e radiofármacos no Brasil. Em 2017, assumiu a função de Coordenadora do projeto “Criterios para el licenciamiento y requisitos de inspección de Radiofármacos centralizadas” do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares.     
 
Painel: Compartilhamento de Infraestrutura & Blockchain

Eng. Rogério Ferreira da Cunha

Formação: Engenheiro Eletrônico formado pela UFRJ (1992), Mestre em Ciência da Computação pela UFF (2008), pós-graduado em Marketing pela UCAM (2004) e diplomado em Patentes e Propriedade Industrial pela FGV-RJ (2014).
Áreas de Interesse: Redes de Computadores, Linguagens de Programação e ferramentas de gerenciamento e automatização de redes. Tem estudado o emprego de Blockchains na área de Tecnologia da Informação. Já minerou moedas virtuais e implementou seu próprio "rig" de mineração em ethereum.
Função atual: Consultor na Área de Gestão e Operação de Redes Inteligentes, na PETROBRAS.  
Eng. Rogério Ferreira da Cunha
 
Fábio Casotti

Fábio Casotti

Formação: Engenheiro de Telecomunicações (UNI-BH/2006), pós-graduado em regulação econômica (INATEL/2011) e especialista em planejamento e estratégias de desenvolvimento (ENAP/2018). Com experiência anterior em laboratórios de microeletrônica e radiofrequências, ingressou na Anatel em 2005, onde já exerceu atividades de fiscalização técnica, outorga e licenciamento, monitoramento e gestão do espectro e promoção da competição.
Função atual: Desde 2016 ocupa a Gerência de Monitoramento das Relações entre Prestadoras, unidade responsável pela gestão concorrencial de contratos firmados por prestadores de serviços de telecomunicações. Acumula essas funções com a de representante designado pela Presidência da Anatel a compor a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
 

Eng. Joao Batista Machado Pereira

Formação: Graduado em Engenharia Elétrica opção Telecomunicação e Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande-PB) - 1979-1983. Possui MBA Executivo pela Universidade Federal Rio de Janeiro/Coppead - 2008-2009. Foi Professor Substituto (Nx) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SE) no curso de Formação de Programadores - 1986 -1999. Atuou como Analista de Sistemas na Universidade Federal de Sergipe – 2006-2007.  Gerente Setorial de Serviços de TI, Coordenador de Serviços de TI e Analista de Sistemas - Petrobras S.A (SE) - 1987 -2006.  Em 2007, assumiu a Gerência de Atendimento a Soluções de TIC – Petrobras S.A (RJ) até 2013. Entre 2013 a 2015, foi Gerente de Recursos e Serviços de Telecomunicações TIC na Petrobras – RJ.
Área de Interesse: Gestão, Suporte Técnico, Operação e Manutenção de Infraestrutura TIC de Base.
Função atual: Gerente de Suporte a Infraestrutura de Base para Serviços e Soluções de TIC – Petrobras S.A (RJ) .  
Eng. Joao Batista Machado Pereira
 
Painel: As Telecomunicações no ambiente da Transformação Digital do Setor Elétrico
Lucas Vernot Amaral

Lucas Vernot Amaral

Formação: Engenheiro de telecomunicações graduado pela Universidade Federal Fluminense UFF em 2006. Possui MBA em gestão de telecomunicações pela Universidade Politécnica da Catalunha na Espanha e especialização em Gestão da Inovação pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos.
Função atual: Engenheiro da Eletrobras - Furnas e participante da comissão de estudos CE 03 057 da ABNT (Gerenciamento e Intercâmbio de Informação Associada a Sistemas de Potência).
 

Eng. Rafael Brito de Farias

Formação: Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Master Business Administrator em Projetos Estratégicos pelo IBMEC. Atua como especialista em redes de transmissão Ótica na NOKIA.
Função atual: Responsável pelos projetos óticos no Brasil e desenvolvimento de negócios de transmissão ótica.  
Eng. Rafael Brito de Farias
 
Eng. Jamil de Almeida Silva

Eng. Jamil de Almeida Silva

Formação: Graduado em Telecomunicações pelo CEFET-GO (1986) e em Física pela UNB (1996). Pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Brasília (1999). Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2001). Pós-graduado pela PUC-RIO no Curso Capacitação em Aspectos Institucionais do Setor Elétrico (2009).
Função atual:   Especialista do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
 

Dr. Marcelo Aparecido Pelegrini

Formação: Engenheiro Eletricista, MBA em Regulação e
 Doutor em Sistemas de Potência pela Universidade de São Paulo. Membro do IEEE e Cigré. Atuou na ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) como Especialista em Regulação e Consultor. É sócio-diretor da Sinapsis Inovação em Energia, onde coordenou mais de vinte projetos de consultoria e P&D nas áreas de Distribuição de Energia Elétrica, Comercialização de Energia, Redes Subterrâneas, Planejamento da Distribuição, Eletrificação Rural, Regulação Técnica e Econômica do setor de energia elétrica e gás canalizado e Redes Elétricas Inteligentes, para organizações públicas e privadas, como Eletropaulo, EDP Brasil, FECOERGS, Cemig, Celesc, CPFL, Eletrobras, ARSESP, ANEEL. Autor de mais de 100 trabalhos
apresentados em seminários e congressos nacionais e internacionais. 
Função atual: Diretor de Planejamento e
Novos Negócios do iAPTEL Instituto APTEL.  
Dr. Marcelo Aparecido Pelegrini
 


Dia 03 de Outubro

Prêmio APTEL - MOTOROLA INOVAR
João Felipe Cardoso de Aguiar

João Felipe Cardoso de Aguiar

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROL INOVAR

Formação: Análise de redes e sistemas de informação
Cargo: Analista de telecomunicações
Área de interesse: IoT, robótica, biotecnologia, tecnologia automotiva, tecnologia espacial, SDN, telecomunicações, inteligência artificial.
Nome da apresentação:  Óleo digital.
 

Marcelo Balisteri

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROL INOVAR

Formação: Aluno do curso de sistemas de computação da UFF. A mais de 10 anos trabalhando com
tecnologia da informação e telecomunicações com experiência em integração de sistemas e redes wireless, redes ethernet, sistemas Linux, dispositivos embarcados, Mikrotik, Sistemas Virtualizados e com participação em diversos projetos como o Rio Estado Digital, avaliação de sistemas 3G, 4G e IoT Campus Conectado utilizando redes LoRaWan.
Cargo: Supervisor de Redes do Centro de Estudos de comunicação da PUC Rio.
Áreas de interesse: Entusiasta da Computação.
Nome da apresentação: White Paper Tecnologia Lora Campus Inteligente.  
Marcelo Balisteri
 
Ruan Ferreira Hanthequeste

Ruan Ferreira Hanthequeste

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROL INOVAR

Formação:  Técnico em metrologia pelo Inmetro/CECO.
Cursando oitavo período de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Federal Fluminense - UFF, principais disciplinas cursadas: Antenas, propagação, microondas, sistemas de computação e princípios de comunicação I, II e III.
Cargo: Estagiário no laboratório de propagação da UFF - Laprop.
Áreas de Interesse: Telecomunicações, programação, processamento de sinais e propagação,
Nome da apresentação: Sistema Controlado Via Wi-fi para Medições de Propagação com Drones.
 

Sargento Pablo Pontes Arraes

Formação: Concluiu o Curso de Formação de Sargento em novembro de 2000. Possui o Curso de Operador de Guerra Eletrônica, Operador Aerotático e o Curso de Ambientação a Sistemas Espaciais. Foi agraciado com as seguintes condecorações: Medalha Prêmio Força Aérea, Medalha Militar de Bronze e Medalha Bartolomeu de Gusmão. 
Função atual: 1º SGT e Encarregado do Centro de Comunicações do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle.  
Sargento Pablo Pontes Arraes
 
Guilherme Preger

Guilherme Preger

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROL INOVAR

Formação: Engenheiro eletricista, especialista em tecnologias da informação e telecomunicações (TIC), formado pela PUC/RJ, com Mestrado em Eletromagnetismo Aplicado. Possui especialização em Gerência de Projetos (UERJ/2008) e Gestão da Inovação Tecnológica (UNICAMP/2012). 
Nome da apresentação:  Desafios dos sistemas de medição fasorial e medição de faturamento para as redes de telecomunicações do setor elétrico
 

Renato Faustino

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROL INOVAR

Formação: Mestre em Instrumentação Eletrônica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1.996. MBA em Gestão Econômica e Financeira pela Fundação Getúlio Vargas em 2011. Profissional com 20 anos de experiência em telecomunicações, 17 anos em projetos e 04 anos em operações. Atuou em Missões para a França, Inglaterra, Nigéria e Uruguai. Representante de telecomunicações na Comissão de Normas Técnicas da Petrobras. Condução de projetos de telecomunicações, onde se destaca atuação na ampliação de refinarias e nos sistemas para novas plataformas. Membro da iniciativa Drones TIC, em que define como a TIC suporta tal solução.
Nome da apresentação: Integração de Imagens Geradas por Drones com a Rede Corporativa Petrobras.  
Renato Faustino
 
André Chaves Mendes

André Chaves Mendes

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROL INOVAR

Formação: Possui graduação em Ciênica Navais pela Escola Naval (1996) e graduação em Engenharia Elétrica (ênfase em Telecomunicações) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) (2001), mestrado (GTA/2010) e doutorado (LAND/2015), ambos em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).
Em 2017, passou a participar do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME), onde, atualmente, é professor assistente. Em 2018, assumiu o cargo de Comandante da Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro (ERMRJ).
Cargo: Comandante da Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro (ERMRJ) e Professor Assistente no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Áreas de interesse: Aprendizagem por reforço, rede de rádios cognitivos e rádios definidos por software, rede de sensores e redes móveis sem fio.
Nome da apresentação:  O Projeto RDS-Defesa