Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações

ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS PROPRIETÁRIAS
DE INFRAESTRUTURA E DE SISTEMAS PRIVADOS
DE TELECOMUNICAÇÕES

  • Banner SNT 2019
☰ MENU
PALESTRANTES
Dia 07 de Outubro
Painel: Regulamentação – Novas Diretrizes

Eng. Frederico Neves

Formação: Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (2004), Mestre em Ciências de Engenharia de Telecomunicações, área de sistemas de transmissão, pela Universidade Federal Fluminense (2009). Especialista em Regulação da Anatel desde 2005 onde ocupou função de Gerente Operacional de Fiscalização Técnica.
Interesses: Sistemas de comunicação móvel, propagação de ondas eletromagnéticas e estudos de comportamento de canal rádio móvel, fundamentos de propagação.
Função atual: Coordenador de Compatibilidade do Uso do Espectro na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel.
Eng. Frederico Neves
 
Superintendente Vinícius Caram

Paulo Vinicius de Freitas

Formação: Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicação pela PUC/MG (1999), pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pelo INATEL/MG (2010), mestrando em Engenharia de Telecomunicações no campo de Comunicações Móveis na UFF/RJ. Especialista em Regulação da Anatel desde 2005 onde ocupou funções como Gerente Operacional de Fiscalização Técnica, Gerente Regional nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e Coordenador de Fiscalização.
Função atual: Assessor Técnico na Gerência Regional nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
 

Eng. Ângelo Canavitsas

Formação: Bacharel em Ciências e Letras, pelo Colégio Pedro II - CPII (1979), Engenheiro Eletricista, Modalidade Eletrônica, pela Escola de Engenharia da Universidade Gama Filho - UGF (1985), Analista de Sistemas, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática - IBPI (1988), Mestre em Ciências de Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2000), MBA em Gerência de Telecomunicações pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2001) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ(2014).
Interesses: Predição de propagação ionosférica e troposférica; Otimização de redes de radiocomunicações em HF; Gestão do espectro radioelétrico; Análise e solução de interferências eletromagnéticas; Licenciamento de Estações de telecomunicações na ANATEL, Aeronáutica e Marinha.
Função atual: Gerente Setorial de Relacionamento da TIC com Entidades Regulatórias na PETROBRAS.
  
Eng. Ângelo Canavitsas
 

Capitão de Fragata Nelson Alcaraz Ferreira

Formação: Bacharel em ciências do mar, Escola Naval (novembro/1992),
Pós-Graduação em Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, Marinha - CIAAN (dezembro/1996). Atuou como Gerente de Manutenção de Aeronaves de janeiro/1996 a setembro/2016. Aperfeiçoado em Aviação Naval e como piloto de Helicóptero, com cerca de 3000 horas de vôo nos modelos (Esquilo) AS 350 e Bell 206B. Instrutor de voo e comandante de helicópteros Bell 206B e AS350.
Função atual: Oficial no posto de Capitão de Fragata da Reserva da Marinha do Brasil. Vistoriador de Helideques desde outubro/2016. Vistoriador de helideques em navios e plataformas marítimas. Vistoriador de curso de Manobra e Combate a Incêndio de Aviação em Helideques.  
Capitão de Fragata Nelson Alcaraz Ferreira
 
 Painel: Transformação Digital
Eng. Rogério Ferreira da Cunha

Eng. Rogério Ferreira da Cunha

Formação: Engenheiro Eletrônico formado pela UFRJ (1992), Mestre em Ciência da Computação pela UFF (2008), pós-graduado em Marketing pela UCAM (2004) e diplomado em Patentes e Propriedade Industrial pela FGV-RJ (2014).
Áreas de Interesse: Redes de Computadores, Linguagens de Programação e ferramentas de gerenciamento e automatização de redes. Tem estudado o emprego de Blockchains na área de Tecnologia da Informação. Já minerou moedas virtuais e implementou seu próprio "rig" de mineração em ethereum.
Função atual: Consultor na Área de Gestão e Operação de Redes Inteligentes, na PETROBRAS.
 

Flávio Fuchs

Formação: Formado na Florida State University, possui MBA pela FGV e traz consigo vivência internacional nos Estados Unidos e China. Com experiência de 19 anos no mercado de Telecomunicações nas áreas financeira e comercial, incluindo desenvolvimento de programa de canais, vendas indiretas e vendas diretas.
Função atual: Fuchs assumiu a liderança do time de vendas da Hytera do Brasil como Vice-Presidente de Vendas em 2018.
Flávio Fuchs
 
Secretário de Telecomunicações Vitor Menezes

Secretário de Telecomunicações Vitor Menezes

Formação: Advogado e Pós-Graduado em Regulação Avançada de Serviços Públicos de Telecomunicações (INATEL/UIT) e em Direito Administrativo e Gestão Pública (UNIEURO).  Na Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, atuou como Especialista em Regulação, onde ocupou os cargos de Assessor da Presidência e Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação. (Aprovado em concurso público de provas e títulos em 2007)
Função atual:  Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
 

Josinaldo Azevedo

Formação: Engenheiro Eletricista, Modalidade em Eletrônica pelo CEFET-RJ
Mestrando em Sistemas e Computação pelo IME. Atua no mercado de Telecomunicações desde 1998. Trabalhou 11 anos na Oi e 5 anos na TIM com passagem pelas áreas de Manutenção, Operação, Engenharia e Planejamento.
Área Interesse:  Rede de satélites e IoT. Trabalha com Rede Satélite desde 2001 e Participou de cursos de IoT ministrados pelo ITA e pelo IME.
Função Atual: Agente de Fiscalização Federal da ANATEL desde 2015 e responsável pela Operação e Manutenção da Estação de Radiomonitoração e Geolocalização de estações terrenas e satélites da ANATEL..  
Josinaldo Azevedo
 
Painel: Aplicabilidade IoT & Automação nas Utilities
Paulo R Antunes de S Jr

Paulo R Antunes de S Jr

Formação: Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas elétricos industriais pela Universidade Federal de Itajubá em 2006, ingressou na Siemens no ano de 2007. Em 2012, foi certificado pela Siemens Power Academy Alemanha como Expert em automação de energia. Com recertificação em 2018.
Função Atual: Gerencia o grupo de Aplicações Digitais na unidade Digital Grid, time que tem a missão de aplicar soluções de Internet of Energy no setor elétrico com foco na Experiencia do Usuário, lançando mão de tecnologias tais como Cloud, Artificial Inteligence, Machine Learning, Analytics, Cyber Security, etc. Adicionalmente às atividades na Siemens, é coordenador do Grupo de Trabalho em Segurança Cibernética do Crigre Brasil.
 

Eng. Alex Santos

Formação: Engenheiro Eletricista com 18 anos de atuação do setor de Telecom, possui MBA Internacional em Gestão e Liderança pela FIA, com módulos de especialização em King's College, SDA Bocconi e Tongji. Função atual: Gerente Sênior de Vendas Diretas na Motorola Solutions.
Eng. Alex Santos
 

Cristiano Ferraz

Formação: Engenheiro de Telecomunicações e Analista de tendências tecnológicas e do negócio de Telecomunicações.
Áreas de Interesse: Trazer tendências tecnológicas para o contexto da empresa. Adquirir habilidades necessárias para atuar eficazmente no mercado.
Função atual: Diretor de Tecnologia da NETCON.  
Cristiano Ferraz
 
Eng. Jamil de Almeida Silva

Eng. Jamil de Almeida Silva

Formação: Graduado em Telecomunicações pelo CEFET-GO (1986) e em Física pela UNB (1996). Pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Brasília (1999). Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2001). Pós-graduado pela PUC-RIO no Curso Capacitação em Aspectos Institucionais do Setor Elétrico (2009).
Função atual: Especialista do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
 

PALESTRANTES
Dia 08 de Outubro
Painel: Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Dra. Flávia Cristina Teixeira

Dra. Flávia Cristina Teixeira

Formação: Graduada em Física pela UERJ.  Mestre em Radioproteção e Dosimetria pelo IRD/CNEN. Doutora em Ciências – LCR/UERJ.
Na CNEN, assume o cargo de Pesquisadora desde 2005 – atuando na Divisão de Aplicações Médicas Pesquisa (licenciamento e controle);Chefe Substituta da Divisão de Aplicações Médicas e Pesquisa 2012 – 2014; e Chefe da Divisão de Aplicações Médicas e Pesquisa 2017 – 2018.
Área de Interesse:  Proteção radiológica de instalações radiativas, regulação na área de instalações radiativas, aplicação das radiações ionizantes na área médica - radioterapia, Análise de Risco.
Função atual:  Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, é Professora do curso de Mestrado Profissional em Física Médica.
 

Carlos Augusto Barreto

Formação: Possui graduação em Informática pela Universidade Católica de Salvador (2001) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela ISAE/FGV (2008). Atuou por 10 anos como Gerente da área de Tecnologia da Informação focado no negócio de refino (RLAM e RNEST)
Função atual: Gerente Setorial de Soluções Digitais e Analíticas para a área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras.  
Carlos Augusto Barreto
 
Tenente Coronel  Ivan Pedro Leal Silva

Tenente Coronel Ivan Pedro Leal Silva

Formação: Formado pela escola de Oficiais Aviadores, com cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Comando e Estado-Maior. Possuiu MBA de Gestão de Processos com Ênfase em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Com diversos cursos operacionais na área de segurança, entre os quais, destacam-se o Curso de Segurança de Voo no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA e o Curso de Inspetor de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo. Já chefiou a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do 1º/15º GAV e a Seção de Planejamento da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo. 
Função atual:  Chefe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA - III
 

Cap Davi Monteiro de Medeiros

Formação: Oficial Especialista em Gerenciamento de Tráfego Aéreo, formado em de 2011 pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica-CIAAR. Possui o curso de Controlador de Tráfego Aéreo pela Escola de Especialista da Aeronáutica (EEAR). Foi controlador, coordenador e instrutor de Torre de Controle, Controle de Aproximação Convencional e Controle de Radar. Possui os cursos de Gerente Nacional de Fluxo pelo CGNA e elaborador de Procedimento de Navegação Aérea. Foi Gerente ATM do Projeto da Melhoria dos Serviços de Navegação Aérea da Bacias Oceânicas.
Função atual: É adjunto da Seção de Planejamento ATM do Subdepartamento de Operações do DECEA e representante do DECEA no Painel de Perfomance e requisitos do Sistema ATM do Futuro da ICAO.  
Cap Davi Monteiro de Medeiros
 
Painel: Utilities
Eng. José Gonçalves Vieira

Eng. José Gonçalves Vieira

Formação: Engenheiro Eletrônico graduado pela Universidade de Brasília -  UnB.  Atua na Coordenação, supervisão e desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica nas áreas de TI e de energia.
Função atual: Presidente do Instituto APTEL – IAPTEL.
 

Eng. André Costa

Formação: Engenheiro Eletricista, Modalidade Eletrônica, pela Universidade São Francisco - USF (2000), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2004), pós-graduação em Redes de Computadores pela ESAB (2011). Possui 25 anos de experiência no setor de telecomunicações, com experiência anteriores na Embratel e NEC, em setores de operações, implantação de redes de dados, voz e telefonia celular e atuação como consultor técnico na área comercial.
Função atual: Atuando na Petrobras na área de projetos de infraestrutura de TIC para negócios UpStream e líder técnico do grupo técnico de monitoramento de imagens, tendo atuado em diversos projetos de digitalização de sistemas de CFTV, implantações do SISP - Sistema Integrado de Segurança da Petrobras e projetos para unidades offshore da Petrobras com objetivo de prover monitoramento remoto de imagens em salas de controle onshore.  
Eng. André Costa
 
"Dr.

Dr. Marcelo Aparecido Pelegrini

Formação: Engenheiro Eletricista, MBA em Regulação e
 Doutor em Sistemas de Potência pela Universidade de São Paulo. Membro do IEEE e Cigré. Atuou na ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) como Especialista em Regulação e Consultor. É sócio-diretor da Sinapsis Inovação em Energia, onde coordenou mais de vinte projetos de consultoria e P&D nas áreas de Distribuição de Energia Elétrica, Comercialização de Energia, Redes Subterrâneas, Planejamento da Distribuição, Eletrificação Rural, Regulação Técnica e Econômica do setor de energia elétrica e gás canalizado e Redes Elétricas Inteligentes, para organizações públicas e privadas, como Eletropaulo, EDP Brasil, FECOERGS, Cemig, Celesc, CPFL, Eletrobras, ARSESP, ANEEL. Autor de mais de 100 trabalhos
apresentados em seminários e congressos nacionais e internacionais.
Função atual: Diretor de Planejamento e
Novos Negócios do iAPTEL Instituto APTEL.
 

Hudson Costa

Formação: Engenheiro Eletricista, Modalidade Eletrônica, pela Universidade Santa Úrsula – USU (1986), pós-graduado em Sistema de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1999) e Master Business Administrator – MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2010).
Áreas de Interesse:  Sistemas de Radiocomunicação nas faixas de UHF e SHF, Otimização e Gestão da Implantação de redes de radiocomunicações.
Função atual:  Responsável por Projetos de Soluções de Infraestrutura de Telecomunicações na PETROBRAS.  
Hudson Costa
 
Painel: Setor Elétrico - LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados nas Utilities

Daniel Beltran

Formação: Graduado em Arquivologia em 2000 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. MBA em Gestão de Riscos e Compliance.  Cursando graduação em Gestão Pública. Entre 2000 e 2003 foi sócio da consultoria AMA – Gestão Documental. Analista Nível Superior da Eletrobras desde 2003. Assessor Especial do Gabinete do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro entre 2005 e 2006. Em 2006 atuou como consultor no desenvolvimento do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado do Espírito Santo. Gerente da Divisão de Documentação e Biblioteca da Eletrobras entre 2009 e 2016
Função atual: Substituto da gerência do Departamento de Gestão e Segurança da Informação da Eletrobras, e Conselheiro Fiscal do Complexo Eólico Campos Neutrais.  
Daniel Beltran
 
Gilberto Porto

Gilberto Porto

Formação: Contador, auditor, com pós-graduação em Gestão de Negócios em O&G, pelo IBP. 35 anos de atuação em auditoria interna, controladoria financeira e nos últimos 15 anos na implementação e monitoramento de programas de compliance, nas 3 ondas no Brasil: conformidade SOx; implementação da resolução Bacen 3380; e medidas de controles e monitoramento após a lei anti-corrupção (12.846/13).
Experiência de 6 anos no setor de telecom, na coordenação de auditoria interna, compliance e gestão de orçamentos da S.I.T.A., cobrindo 23 sites na regional América Latina
Função atual:  Desde 2017 compõe a equipe de Forensic Accounting em apoio aos Monitores designados pelo Dpto de Justiça dos Estados Unidos (DoJ), nos processos de monitoramento de empresas sob sansões da FCPA (DPAs/ NPAs) com atividade na América Latina.
Professor especialista nos cursos de Governança Corporativa; Investigação Forense e Fraudes Corporativas, na Trevisan Escola de Negócios, UVA, ANBIMA e IBEF-Rio.
 

Carla Machado

Formação: Pós-Graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Pós-Graduada em IAG Master em Desenvolvimento Gerencial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio.
Função atual:  Advogada do Operador Nacional de Sistema Elétrico - ONS, com atuação no Contencioso Trabalhista e Contratos, bem como no Consultivo, promovendo assessoria jurídica às áreas da Organização na tomada de decisões estratégicas, identificando os impactos da legislação e regulação.
Carla Machado
 
PALESTRANTES
Dia 09 de Outubro
Prêmio APTEL - MOTOROLA INOVAR
Eng. Vinicius Gusmão

Eng. Vinicius Gusmão

Formação: Engenheiro de Telecomunicações formado pela UFF em 2003, iniciou sua carreira profissional na Diretoria de Engenharia da Embratel, sendo responsável por projetos de acesso óptico a grandes clientes. Em 2006, ingressou na PETROBRAS através da área operacional de telecomunicações.
Função atual: Desde de 2010, passou a liderar projetos de infraestrutura de telecomunicações para plataformas, bem como atuando como responsável técnico de telecomunicações em diversos projetos de novas Unidades offshore.
Nome da apresentação:  Serviços Inovadores Suportados pela Conectividade Industrial
 
Leonardo Regent

Leonardo Regent

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROLA INOVAR
Formação:  Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense – UFF em 2011. Atua na área de Marco Regulatório de Telecomunicações da PETROBRAS desde 2013, exercendo a atividade de Gestão do Espectro Radioelétrico e licenciamento das Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo - EPTA.
Cargo: Engenheiro de Telecomunicações
Nome da apresentação: Controle Integrado Digital de Estações - CIDE 
 

Alberth Tamo

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROLA INOVAR
Formação: “Graduou-se em Engenharia Eletrônica na Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa (2009) fez mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018),
Cargo: Atualmente é professor da Universidade Tecnológica do Peru. Tem experiência de pesquisa nas áreas de: Sistemas de telecomunicações (satelitais e terrestres), análise de interferências, radio cognitiva, transmissão digital e teoria das comunicações
Nome da apresentação:  Infraestrutura de telecomunicações HAPS, tecnologias, regulamentações, estudos, e novos desafios.  
Alberth Tamo
 
Igor Bacellar

Igor Bacellar

Formação: Engenheiro Eletrônico (2004), Especialista em Redes e Telecomunicações (2006) e Gestão de Projetos (2013), MBA em Gestão de Serviços (2007). Na Petrobras, atua desde 2008 com planejamento de infraestrutura de telecomunicações e TI, com experiências anteriores em operadoras de telecomunicações na área de implantação de rede (TIM) e planejamento de rede (Oi).
Função atual: Ocupa o cargo de Engenheiro de Telecomunicações Sênior na Petrobras.
Nome da apresentação: Projeto Piloto de Teletrabalho na Petrobras: infraestrutura, resultados e potencial.
 
"Marcelo

Marcelo Balisteri

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROLA INOVAR
Formação: A mais de 10 anos trabalhando com tecnologia da informação e telecomunicações e com vasta experiência em integração de sistemas e redes wireless, redes ethernet, sistemas Linux, dispositivos embarcados, sistemas Mikrotik, Sistemas Virtualizados e com participação em diversos projetos como o Rio Estado Digital, avaliação de sistemas 3G, 4G e IoT Campus Conectado utilizando redes LoRaWan.
Atualmente é Supervisor de Redes do Centro de Estudos de comunicação da PUC Rio.
Áreas de interesse: Entusiasta da Computação. Tem trabalhado com a LoRaWAN desde 2017 construindo soluções IoT na área de Smart Cities e Smart Campus.
Nome da apresentação: "Noah Flood" - Sistema Inteligente de Monitoramento de Alagamentos Urbanos.
 

Paulo Romero

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROLA INOVAR
Formação: Analista de Sistemas pelo ISTCC-RJ (2005); BI-Master pela PUC-RJ (2008)
Função Atual: Atua na Petrobras há 16 anos na área de TIC, com projetos de desenvolvimento de software. Trabalhando atualmente em projetos de transformação digital, ciência de dados, visão computacional e aprendizado de máquina.
Nome da apresentação:  Jornada de Transformação Digital de SMS na Petrobras.
Paulo Romero
 
Guilherme Preger

Guilherme Preger

Participante do Prêmio APTEL – MOTOROLA INOVAR
Formação: Engenheiro eletricista, especialista em tecnologias da informação e telecomunicações (TIC), formado pela PUC/RJ, com Mestrado em Eletromagnetismo Aplicado. Possui especialização em Gerência de Projetos (UERJ/2008) e Gestão da Inovação Tecnológica (UNICAMP/2012). 
Nome da apresentação:  Desafios dos sistemas de medição fasorial e medição de faturamento para as redes de telecomunicações do setor elétrico.
 

Levi Conceição Gonçalves

Formação: Bacharel em Engenharia de Produção. Especialista em Engenharia de Produção e Serviços
Profissional Petrobras Nível Técnico – Ênfase em Telecomunicações
Função atual: Profissional Petrobras de Nível Técnico – Com Ênfase em Telecomunicações
Nome da apresentação:   Construção da Evolução dos Indicadores de Marco Regulatório com o Método De Análise E Solução De Problemas (MASP).  
Levi Conceição Gonçalves
 
Fabrício Jorge Lopes Ribeiro

Fabrício Jorge Lopes Ribeiro

Formação: Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações formado pelo CEFET-RJ com 29 anos de experiência, atuando como Técnico, Engenheiro, Consultor, Instrutor, Professor de Graduação/Pós-Graduação e Revisor das revistas IEEE Latin America Transactions e Telecommunication System Journal. Possui MBA em Gestão em Telecomunicações pelo INATEL/UCAM, Mestrado e Doutorado pela COPPE/UFRJ, tendo linhas de pesquisa na área de segurança, gerenciamento e comunicação subaquática. A 15 anos na Petrobras na área de gerência e suporte à rede de telecomunicações.
Função atual:  Engenheiro de Telecomunicações Master da Operação e Manutenção da Infraestrutura da Rede da Bacia de Campos e Espírito Santo da Petrobras.
Nome da apresentação: Reestruturação dos Serviços de Navegação Aérea da Bacia de Campos.