Regulamentação e o uso do Power Line Carrier

Um dos grandes desafios abraçados pela APTEL foi a regulamentação e o uso do PLC ( Power Line Carrier), ou seja a difusão da internet através das redes elétricas.
Esta tecnologia foi motivo de diversas ações da APTEL junto aos Órgãos Reguladores (MINICOM, ANATEL, Marinha e Aeronáutica), também foi objeto de vários Seminários Nacionais da APTEL e de alguns Seminários PLC, específicos da tecnologia.
É claro que além dos desafios regulatórios e tecnológicos, havia, também, o interesse comercial das empresas elétricas, pois o PLC iria se constituir em um fator de mais rentabilidade às empresas, uma vez que, ao se utilizara rede de distribuição elétrica já existente, poder-se-ia transmitir também, simultaneamente, os sinais IP (Internet Protocol).
Para os usuários do PLC bastaria, então, conectar o modem PLC em uma tomada elétrica para ter à disposição o sinal IP em alta velocidade.

A APTEL lançou então o “Projeto Barreirinhas” para se construir um laboratório de uso do PLC.
O “Projeto Barreirinhas” se constituiu na implantação de uma rede PLC na cidade de Barreirinhas no Maranhão, cidade localizada na entrada do Parque dos Lençóis Maranhenses.
A cidade tinha, à época, a característica de ser um polo turístico, possuir uma rede elétrica já implantada, mas não possuir provimento de internet.
Foi feito, então, um projeto, totalmente coordenado e custeado pela APTEL e associados, para trazer o sinal de internet, via satélite até Barreirinhas e, então, distribui-lo, através de PLC, pela rede elétrica da cidade a vários pontos, como escolas, posto de saúde, biblioteca, banco, órgãos da administração pública, polícia etc.
Foram, na ocasião realizados diversos testes, medições e experimentos com diversos tipos e modelos de equipamentos PLC objetivando aferir características de velocidade, latência e estabilidade no sistema PLC implantado.
Pelo pioneirismo do projeto, Barreirinhas constituiu-se também em laboratório para diversos aplicativos de uso nas escolas, de medicina à distância, de correio eletrônico, de programas de administração municipal etc.
Estiveram visitando o projeto diversos técnicos e gerentes do MINICOM, da ANATEL, da Eletronorte, da CHESF, de Furnas, da Marinha e da Aeronáutica.
“Projeto Barreirinhas “tornou-se um sucesso devido a estabilidade/velocidade do sistema PLC e ao acesso de todos à Internet e foi referência para a homologação de diversos equipamentos PLC e na Regulamentação, pela ANATEL, do sistema PLC.